DÚVIDAS FREQUENTES

O que é, na prática, o Aconselhamento Biográfico?
O Aconselhamento Biográfico é um processo terapêutico inspirado pela Antroposofia, que convida você a olhar para a própria vida com mais amplitude e consciência. Ao longo dos encontros, investigamos juntos temas recorrentes, padrões que se repetem, decisões importantes e fases marcantes da sua história. Diferente da psicoterapia tradicional, o foco não está nos detalhes ou nas feridas, mas na linha do tempo da sua biografia, ajudando você a reconhecer o fio condutor da sua vida e tomar decisões mais livres e coerentes com quem você é.
Em que situações da vida esse processo pode ajudar?
O processo pode ajudar tanto em momentos de crise quanto em fases mais tranquilas. Pode ser útil quando há uma dúvida importante, uma transição acontecendo, ou até quando você sente que está tudo bem… mas falta um sentido mais profundo. É especialmente valioso para quem sente o chamado de olhar com mais profundidade para sua trajetória, seus dons, seus caminhos possíveis e o que dá sentido à sua vida.
Como é o primeiro encontro?
O primeiro encontro é uma conversa leve e acolhedora.
Você me conta um pouco sobre o seu momento atual, o que te trouxe até aqui, e eu te explico melhor como funciona o processo, tirando dúvidas e alinhando expectativas.
O processo tem começo, meio e fim?
Sim! Uma das características do Aconselhamento Biográfico é ter início, meio e fim bem definidos. Isso significa que você saberá quando começou, para onde está indo e quando o processo se conclui, com sentido e fechamento.
Quantos encontros, em média, costuma durar?
O número de encontros varia de pessoa para pessoa, mas uma média possível seria: 1 a 2 sessões iniciais para escuta do momento atual e alinhamento – 2 a 3 encontros por setênio vivido – 4 a 8 sessões finais para o fechamento da biografia – Ou seja, para uma pessoa que já viveu seis setênios, por exemplo, o processo pode durar entre 17 a 28 encontros, com variações conforme a profundidade e o ritmo de cada um.
Com que frequência os encontros acontecem?
Idealmente, os encontros são semanais, para mantermos um bom ritmo de escuta, assimilação e continuidade.
Cada encontro tem quanto tempo?
Cada sessão dura aproximadamente 1 hora.
É possível interromper o processo no meio?
Sim. O processo é seu, e respeita o seu tempo. Se em algum momento você sentir que precisa pausar, podemos interromper e retomar mais adiante, quando fizer sentido para você.
Há algo que eu preciso preparar entes de começar?
Não. Basta vir com disposição para conversar e abrir sua história. Com o tempo, você poderá querer trazer fotos, lembranças ou registros, mas isso não é obrigatório.
O que percebo durante o processo?
Ao longo do processo, muitas pessoas dizem que passam a se enxergar com mais gentileza e lucidez. Conseguem ligar pontos da própria história que antes pareciam soltos ou desconectados, e começam a reconhecer padrões que se repetem, escolhas feitas no automático, e momentos que marcaram profundamente sua trajetória, mesmo que tivessem sido esquecidos ou deixados de lado.
Após o término, posso continuar com os encontros?
Sim! Mesmo após o fechamento, você pode agendar sessões pontuais sempre que quiser olhar para um novo momento ou questão à luz da sua biografia.
Estarei por aqui.
Não lembro da minha infância, consigo fazer?
Sim. Isso é mais comum do que parece. Durante o processo, eu trago perguntas específicas e vamos entrando juntos nas memórias. O que você lembrar será suficiente, a biografia se revela no que emerge.
Não tenho habilidades artísticas, posso fazer?
Não se trata de fazer “arte bonita”. A proposta das vivências artísticas é expressar o que está em você, para além das palavras e da mente racional. Através da pintura, por exemplo, muitas vezes acessamos camadas mais sutis da biografia. Não é preciso saber pintar, é preciso apenas se permitir experimentar.